sexta-feira, 16 de abril de 2010

SEMANA DA CIDADANIA

SÍNTESE


Carta da Semana da

Cidadania

2010

Nós, participantes da 15ª Semana da Cidadania, realizada de 10 a 16 de abril de 2010, na cidade de Montenegro, e que teve como tema ‘economia e vida’, seguindo um caminho já trilhado pelas edições anteriores, reafirmamos a convicção de que os princípios cristãos são fonte de vida e que devem estar na base de todas as relações, inclusive as econômicas.

Assim, chamamos a atenção para o caráter humano da economia, como atividade realizada por pessoas, que perpassa todos os aspectos de nossas vidas devendo ser orientada integralmente para a construção do Bem comum.

Temos presente que os bens materiais e o dinheiro, sua expressão, são instrumentos para realização das necessidades humanas, mas é preciso que seja administrado com ética e justiça.

Por isso, denunciamos a perversidade do modelo econômico vigente que visa em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, a miséria, fome e morte. Modelo que trás conseqüências nefastas também para o planeta como um todo.

Vimos que os tentáculos desta perversidade atingem de maneira muito forte a juventude, principal alvo das campanhas milionárias que impelem ao consumo desenfreado, desnecessário e suicida, raiz da violência que vitima milhares de jovens, da qual as drogas são apenas uma das faces.

Assim, concluímos que o modelo vigente não nos serve e modificá-lo é necessário.

Testemunhamos nesta semana que isto é possível. A Economia Solidária responde a este anseio. Vimos que a economia é reciprocidade e comunhão.

Queremos superar o consumismo que faz com que o “ter” seja mais importante que as pessoas. Buscar a consciência de um consumo responsável. Educar para esta mentalidade é tarefa urgente e de todos nós, em especial que participamos desta Semana da Cidadania.

Conclamamos as igrejas e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem a implantação destes modelos de gestão. E ao poder público que construa estratégias para apoiar iniciativas de Economia Solidária, como forma de inclusão social e geração de renda .

Apoiamos o Fórum Municipal de Economia Solidária e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Por fim, cremos ser possível construir uma sociedade de bem estar para todos, mas somente quando a economia estiver a serviço a vida, pois “não é possível servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6,24)




[1] Esta carta, aprovada na celebração de encerramento, é subscrita por todas as entidades participantes da Semana da Cidadania 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

confraternização PTLM Porto Alegre-RS.

confraternização PTLM Porto Alegre-RS.